ProGRAmaÇão dE AbRiL

TERÇA A DOMINGO, DAS 10H ÀS 17H (COM PERMANÊNCIA ATÉ 18H)

ENTRADA GRATUITA
VISITE O MUSEU DAS FAVELAS

🫱🏽‍🫲🏾 O selo Favela Ocupa indica as programações realizadas através do Chamamento do Museu das Favelas para credenciamento e seleção de ações culturais.

04 de abril

Batida e Discurso: O Funk como Expressão Política

15h às 16h30 

Espaço CORRE  

Classificação indicativa: Livre

O Museu das Favelas recebe a roda de conversa Batida e Discurso: O Funk como Expressão Política. O debate, que reunirá artistas e pesquisadores, visa ampliar as discussões sobre o funk na cena paulistana. A atividade faz parte da programação da exposição temporária ‘Funk Arte e Resistência’, idealizada pelo PerifaCon. 

05 de abril

Papo Reto: Corpos Sufocados + Bate Papo com Porañ Puri, Anabya, Santiago e Killa Bi 🤝

14h 

Sala Celebrar – Exposição Sobre Vivências

Classificação indicativa: 14 anos

Em abril, o Museu das Favelas recebe o coletivo indígena Casa Raxada para uma edição especial do papo reto, o evento inicia  com a performance artística “Corpos Sufocados”, que  transita os espaços normativos da classe periférica e originária, revelando as narrativas de gênero e sexualidade, seguida de um bate-papo com os artistas Porañ Puri, Annabya, Santiago e Killa Bi sobre o seu processo criativo.

05 de abril

Bate-Papo Literário com SAUDADE³🤝

15h30 

Biblioteca CRIA

Classificação indicativa: Livre

O Museu das Favelas convida o artista SAUDADE³ (Sidnei Júnior) para uma conversa sobre suas obras publicadas: “Pretos em Campo” (2022), “Aula-Vaga” (2023) e “Corta-Vento” (2024). O encontro vai explorar temas como a representatividade preta no esporte paulistano e a poética por trás do protagonismo de jovens das periferias de São Paulo, mergulhando na cultura hip-hop e no universo funk. Além da troca de ideias, haverá exemplares dos livros disponíveis para venda

12 de abril

Sarau de Surdes 🤝

15h 

Sala Celebrar – Exposição Sobre Vivências

Classificação indicativa: Livre

No mês em que se celebra o Dia Nacional da Educação de Surdos, o Museu das Favelas recebe o Sarau de Surdes, produzido pelo Slam de Surdes, coletivo fundado em 2018 que reúne poetas surdos e ouvintes fluentes em Libras, com foco em movimentos negros, feministas e LGBTQIAPN+ para dar visibilidade a arte surda e promover a inclusão e diversidade dentro das artes. Nesta edição,  o microfone será aberto formando um espaço de trocas para que os poetas convidados e o público compartilhem as suas experiências. 

26 de abril

Festa de Favela: Malokunty Jam 🤝

15h 

Sala Celebrar – Exposição Sobre Vivências

Classificação indicativa: Livre

A Festa de Favela – Malokunty Jam une a cultura indígena e a comunidade Ballroom de São Paulo. A programação é assinada pelo Coletivo Malokunty, formado por três artistas indígenas que se conectaram na Residência Artística MALOKA,  iniciativa da Produtora Nativa voltada aos povos originários. Com DJs e performers indígenas e favelados, a Malokunty Jam propõe um espaço celebrativo e inclusivo, onde todas as pessoas são bem-vindas para dançar.

27 de abril

Pesquisa de Cria: Encontro de Saberes – Jogos e brincadeiras como pedagogingas antirracistas

15h às 17h

Espaço CORRE

Classificação indicativa: Livre

O Museu das Favelas convida as educadoras Lucia Makena e Isabelle Amorim, para o Pesquisa de Cria: Encontro de Saberes – Jogos e brincadeiras como pedagogingas antirracistas, para uma conversa sobre as estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas para que pessoas de todas as idades aprendam enquanto se divertem. Durante o encontro, exemplares de bonecas e jogos serão apresentados e poderão ser experimentados pelo público.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *