Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Museu das Favelas e EDP apresentam:

Exposição itinerante Favela é Giro

Centro Cultural Octo Marques
 Edifício Parthenon Center – rua 4, 215 – Centro, Goiânia.
Segunda a domingo, das 9h às 17h (exceto feriados)

Abertura: 29/08 – 18h30
Em cartaz até 02/10

Entrada gratuita

A exposição Favela é Giro celebra as favelas brasileiras, revelando suas complexidades, belezas e desafios. Com o objetivo de desconstruir estereótipos, a mostra apresenta as favelas como centros de cultura, criatividade e resistência. O termo “Giro” remete a gírias das periferias, como “cortar de giro” e “dar um giro,” associadas ao movimento e à circulação. A exposição destaca, por meio de obras audiovisuais, os “giros” que ocorrem em diversos territórios, como quilombos, favelas, aldeias, sertões e palafitas.

Com curadoria de Bruna Gregório, 20 obras foram selecionadas para celebrar as favelas brasileiras, destacando suas complexidades, belezas e desafios. A mostra busca desmistificar estereótipos, apresentando as favelas como centros vibrantes de cultura, criatividade e resistência.

ARTISTAS:
Goiânia
Batalhão das Gravadeiras | João Ferré | Lucas Bororo |Mayara Varalho | Marcelo Ramalho

Espírito Santo
Iaiá Rocha | Viviane Nascimento | Ara Poty Mirī Txapya (PT- Dayanne Guarany) | De Santanna (Dimas) | Meuri Ribeiro

São Sebastião
Brenalta MC | Edmarlei | Swell Nobrega | Juvenal Pereira | Jorge Mesquita

Ferraz de Vasconcelos
Fabrício | Micke Tranbiks | Anubis | Silas Nascimento | Lucas Bezerra

PESQUISADORES:
Goiânia
Xica | mestra em Arte e Cultura Visual pela FAV-UFG, onde também tornou-se bacharela em Artes Visuais. Artista pesquisadora no NuPAA, gravadora e pesquisadora no Atelie Livre de gravura; e tambem e artista residente e professora de gravura no Sertao Negro Atelie eEscola de Artes. Gravadeira de poéticas astrais e ancestrais, sua pesquisa está intimamente ligada a sua vivência na Umbanda e Santo Daime. A Sua atual pesquisa trata da relevância das entidades e guias na vida prática das mulheres do terreiro Casa de Caridade Luz do Alvorecer (Goiânia/GO).

Vitória
Ana Luzes |  deslumbrada por cenas do cotidiano urbano e está sempre em busca de instantes únicos que compõem as cidades. Através de fotografias artísticas e documentais visa à ressignificação de histórias não contadas e não vistas. Graduada no curso superior de Fotografia na Universidade de Vila Velha (UVV). Seu olhar sensível sobre seu entorno permite vislumbrar diferentes perspectivas sobre coisas simples e monótonas da vida, fazendo com que a beleza natural delas se sobressaia em cada imagem.

São Sebastião
Brenalta MC | rapper, pesquisador musical, mc, poeta, ator e professor, nascido e criado na cidade de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. Tem 24 anos e já lançou o EP Amanhã Não Tem Show (2019) o Álbum Escombros (2020) o EP Antes do Fim (2021) e o EP Sóis (2023)

Sobre o Centro Cultural Octo Marques:

O Centro Cultural Octo Marques é uma unidade da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), e homenageia nominalmente o artista plástico goiano Octo Marques. O espaço abriga as Galerias de Arte Frei Confaloni e Sebastião dos Reis, e está localizado no Edifício Parthenon Center, na rua 4, número 215, no Centro. O Centro Cultural foi criado na gestão de Henrique Santillo, pelo então secretário de Cultura, na época, o escritor Kleber Adorno. O nome para o espaço cultural foi sugerido pelo escritor José Mendonça Teles, a pedido do secretário, como forma de homenagear um dos artistas mais marcantes do século vinte em Goiás.

REGUA_FEOG_GO-1